Código de Conduta

CÓDIGO DE CONDUTA

GRÁFICA

CAMACORP – VISÃO GRÁFICA

Edição 001

Revisão 001

Criação – 04 de Abril de 2019

Validação – 10 de abril de 2019 data da Renata

Elaboração

Maicon Castadelli – Engenheiro de Projetos – Proto Consultoria

Marcos Proto – Gerente de Projetos – Proto Consultoria

Pré Revisão

Juliana Proto Castadelli – Diretora Executiva – Proto Consultoria

Revisão Final e Aprovação

Carlos Freitas – Camacorp Visão Gráfica

Sumário

Sumário. 3

2 – Introdução. 3

3 – História da Camacorp Visão Gráfica 4

4 – Objetivo. 4

5 – Âmbito de Aplicação. 6

6 – Princípios de Atuação. 6

6.1 – Conduta Ética. 6

6.2 – Profissionalismo. 6

6.3 – Confidencialidade. 9

7 –  Limitações e Incompatibilidade dos Colaboradores. 9

8 – Interpretação. 10

9 – Medidas Disciplinares Quanto ao Não Cumprimento do Código de Conduta. 11

10 – Entrada em Vigor. 11

11 – Referências. 12

2 – Introdução

O Código de Conduta do Colaborador da Camacorp Visão Grafica apresenta os princípios direcionadores da conduta dos colaboradores no que se refere a aspectos éticos e morais.

O código vem formalizar a expectativa quanto ao comportamento dos colaboradores em suas atividades durante o exercício da Missão, Visão e Valores da Camacorp Visão Gráfica, facilitando as relações, o respeito e a comunicação entre os mesmos.

3 – História da Camacorp Visão Gráfica

Visão, Garra e Determinação.  Simples assim.

Há quase três décadas, a Visão Gráfica tem percorrido um incrível caminho, com um desenvolvimento positivo em escala nacional. Com a colaboração de clientes, fornecedores e colaboradores e membros da equipe, que nos mantêm em ação, em meio à rápida evolução do seguimento gráfico e um cenário econômico desafiador. Ao longo de seus quase 30 anos de história, a Visão Gráfica diversificou sua atuação e atualmente seu portfólio reúne os mais variados tipos de produtos gráficos. Com foco em inovação, competitividade, eficiência e respeito ao meio ambiente, a Visão Gráfica investe em setores fundamentais para o desenvolvimento de produtos gráficos de qualidade. Sua atuação nos segmentos de impressão offset, impressão digital e comunicação visual, conduzida por um time altamente qualificado e comprometido, vem ajudando a atender um mercado dinâmico e muito exigente.

4 – Objetivo

Estabelecer os princípios que devem direcionar o comportamento e comprometimento dos colaboradores, baseando-se na  Missão, Visão e Valores da Camacorp Visão Gráfica e ao cumprimento das diretrizes.

Missão

Exceder as suas expectativas, sendo o único a lhe oferecer, compromisso e respeito desde o primeiro contato.

Coletar as informações corretas e conhecer as necessidades dos clientes

Atender às solicitações dos clientes com informações precisas e fornecer o produto e serviço adequado.

Analisar o produto final, e buscar melhorar o processo produtivo, evoluindo sempre.

A Visão Gráfica, estabelece uma relação de credibilidade com fornecedores, colaboradores e seus clientes.

Visão

Atender com excelência e alto nível de particularidade às pequenas, médias e  grandes empresas, com foco nas necessidades em pequenos, médios e grandes  formatos e quantidades, buscando continuamente o conhecimento e novidades do mercado, para levar ao nosso cliente segurança e qualidade garantida a fim de proteger seu produto adquirido.

Valores

Integridade – Honestidade – Transparência – Ética

Conhecimento – Aperfeiçoamento

5 – Âmbito de Aplicação

Art. 1º Este Código de Conduta se aplica a todos os colaboradores vinculados contratualmente à Camacorp Visão Gráfica.

6 – Princípios de Atuação

Art. 2º Os colaboradores da Camacorp Visão Gráfica, com base em nossos valores, devem adequar sua atuação aos seguintes princípios: conduta ética, profissionalismo e confidencialidade.

6.1 – Conduta Ética

Art. 3º Atuar com integridade moral e respeito às pessoas no desenvolvimento de suas atividades diárias, observando as seguintes exigências:

• Lealdade e Boa Fé: Ajustar, em todo momento, sua atuação aos princípios de lealdade e boa-fé para com a Camacorp Visão Gráfica, os superiores hierárquicos, iguais e colaboradores, assim como a terceiros com os quais profissionalmente se relacione.

• Conflito de Interesses: Atuar, dando prioridade aos interesses da Camacorp Visão Gráfica, frente a interesses pessoais ou de terceiros que possam influir em suas decisões, atuações, serviços ou assessorias realizadas em nome da Camacorp Visão Gráfica.

• Integridade da Informação: A informação utilizada no âmbito de sua responsabilidade deve ser tratada e refletida de forma íntegra, precisa e verdadeira.

• Informação Privilegiada: O uso ou divulgação de informação privilegiada, obtida por razão de suas funções, não será utilizada em benefício próprio ou de terceiros.

6.2 – Profissionalismo

Art. 4º – O colaborador da Camacorp Visão Gráfica deve se destacar pelo seu elevado grau de profissionalismo, baseando seu comportamento nos seguintes princípios:

Admissão e Demissão: A admissão e a demissão dos empregados são atos privativos da administração da empresa. A admissão de empregado é condicionada à realização de exames de seleção técnica e avaliação médica, mediante apresentação dos documentos exigidos, nos prazos legais ou fixados pelo Empregador.

A admissão só se efetivará após período experimental, mediante formalização de Contrato de Experiência, que poderá ser prorrogado, observando-se o prazo máximo de 90 (noventa) dias, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho, podendo, após seu término, ser transformado em Contrato por Prazo Indeterminado.

Formação: Aprimorar sua própria formação e a de seus colaboradores, com o fim de alcançar o maior rendimento na realização de suas funções.

• Eficiência: Aspirar à consecução dos resultados de forma otimizada e produtiva no desempenho de suas funções.

• Cooperação e Sinergias: Cooperar pessoalmente e ativamente com as diversas áreas da Camacorp Visão Gráfica, assim como, com seus colaboradores e/ou outros (empregados, terceiros e temporários), buscando e aproveitando as sinergias no âmbito da Camacorp Visão Gráfica.

• Informação: Facilitar aos seus superiores informações precisas, verdadeiras, necessárias, completas e oportunas acerca do andamento das atividades de sua área de competência, e aos seus colaboradores e/ou companheiros, aquelas que sejam necessárias ao adequado desempenho das funções destes.

• Legalidade: Conhecer e cumprir as normas reguladoras das atividades da Camacorp Visão Gráfica relativas ao seu âmbito de responsabilidade.

• Dever e Cumprimento de Função: Cada colaborador deverá ser informado, treinado e ter conhecimento de sua Descrição de Cargo e/ou Funções, bem como cumprir com o escopo de tais documentos fornecidos pela Camacorp Visão Gráfica, buscando atender aos detalhes da função, nos quais estarão disponibilizados para consulta imediata nos documentos POP’S (Procedimento de Operações Padrão).

OBS: Qualquer alteração, desvio, dúvida ou falta de informação, o Superior imediato deverá ser comunicado e obrigado a esclarecer e orientar imediatamente o colaborador, de acordo com os documentos pertinentes de esclarecimento de dúvida.

• Prevenção de Riscos no Trabalho: Conhecer e cumprir com a Política de Segurança, Organização e Medicina do Trabalho, identificando, controlando e mitigando riscos, utilizando os meios de proteção individuais e coletivos que a Camacorp Visão Gráfica disponibilize.

• Segurança do Trabalho: É o conjunto de medidas que são adotadas para diminuir os acidentes do trabalho, doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.

Uso de EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual)

É obrigatório o colaborador receber treinamentos, orientação ao uso e comprometimento com os demais colaboradores para o uso correto dos EPI’S, assim como a documentação para comprovação de recebimento dos equipamentos. Utilizá-los e armazená-los corretamente para garantir sua efetividade e durabilidade.

 

OBS: Quando o colaborador executar tarefas a serviço da empresa externamente, o mesmo deverá se comprometer também ao o uso dos EPI’S corretamente e de acordo com a função a ser executada.

• Inovação e Qualidade: Promover e implementar a melhoria contínua e a inovação de processos para alcançar a máxima qualidade, considerando os critérios de rentabilidade.

OBS: Na automação dos meios de produção, com a implantação de novas técnicas ou maquinários, as empresas deverão promover treinamento durante o período necessário e dentro da jornada de trabalho, a fim de que os funcionários envolvidos com o sistema, adquiram melhor qualificação profissional em seus novos métodos de trabalho.

• Uso de Uniformes: Paraos colaboradores dos setores de manufatura, manutenção e serviços gerais, serão disponibilizados os uniformes de acordo com a necessidade dos usuários.

• Uso de Recursos da Empresa: Empregar os recursos da Camacorp Visão Gráfica exclusivamente para fins profissionais.

Exemplo: veículos, ferramentas, acessórios, telefones celulares e aparelhos eletrônicos, dinheiro e/ou cartão coorporativo etc.

• Colaboradores: Dedicar especial atenção à motivação e desenvolvimento profissional dos membros de sua equipe de trabalho, comprometendo-se a lhes propiciar oportunidades de desenvolvimento tendo como base o mérito e sua contribuição profissional. Para isso, entre outros, proporcionará condições de empregabilidade de seus colaboradores, fomentará sua formação e aprendizagem, reconhecerá seus esforços de forma específica e valorizará objetivamente seus êxitos.

• Compromisso com o Meio Ambiente: Comprometer-se ativa e responsavelmente na conservação do Meio Ambiente, cumprindo as exigências legais; e também se comprometendo com os programas de meio ambiente postos em andamento pela Camacorp Visão Gráfica, atuando com a máxima diligência na superação de qualquer problema que prejudique o Meio Ambiente.

• Dedicação: Atuar com a dedicação necessária para o desempenho de suas funções, bem como manter uma atitude favorável à disponibilidade funcional que a Camacorp Visão Gráfica possa requerer.

6.3 – Confidencialidade

Art. 5º – Entende-se que o colaborador da Camacorp Visão Gráfica desenvolve sua atuação profissional, tanto no âmbito interno da Camacorp Visão Gráfica como em suas relações em serviços externos, sob o estrito dever de manter permanente confidencialidade a respeito da informação cuja divulgação ou publicidade possa afetar aos interesses da Camacorp Visão Gráfica. Este princípio, que mantém sua vigência ainda depois do término da condição de empregado da Camacorp Visão Gráfica, se concretiza em:

• Sigilo Profissional: Manter o sigilo profissional dos dados/informações, relatórios, contas, balanços, planos estratégicos e demais atividades da Camacorp Visão Gráfica e seu pessoal, que não sejam de caráter público, e cuja publicidade possa afetar aos interesses da Camacorp Visão Gráfica. Não se poderá fornecer ou facilitar tais informações, salvo quando se encontre expressamente autorizado/habilitado para tal ou atue em cumprimento de resolução judicial ou preceito expresso da Lei.

7 –  Limitações e Incompatibilidade dos Colaboradores

Art. 6º – Limitações e Incompatibilidade de Caráter Geral. Os Colaboradores da Camacorp Visão Gráfica devem ter as seguintes limitações:

• Não podem desempenhar cargos, funções ou representação em empresas concorrentes, empresas fornecedoras de bens e serviços ou em sociedades que ostentem uma forma de domínio ou controle em empresas da concorrência.

• Consultar previamente a Camacorp Visão Gráfica quanto à aceitação de qualquer cargo, designações ou nomeações alheias à empresa que possam condicionar sua independência e dedicação profissional à empresa. Além disso, não é admitido:

• Tratamentos desrespeitosos, descorteses, indignos ou discriminatórios para com qualquer pessoa, independentemente de nível hierárquico, cargo ou função, ou ainda decorrente de discriminação de origem social, cultural, econômica, de raça, cor, sexo, opção sexual, idade ou religião.

• Assédio sexual de qualquer natureza.

• Utilizar ou repassar a terceiros, metodologias ou informações de propriedade da Camacorp Visão Gráfica ou de clientes e/ou fornecedores, sem autorização prévia da empresa.

• Manter relações comerciais, em nome da Camacorp Visão Gráfica, sem o conhecimento/autorização prévio desta, com empresas em que pessoas de seu núcleo familiar ou pessoal sejam proprietárias ou sócias, mesmo que minoritariamente, bem como com fornecedores, notadamente aqueles em que o profissional, por força de função ou atividade, possa ter influência direta sobre a compra ou venda de materiais e serviços.

• É ESTRITAMENTE proibido aceitar ou exigir pagamentos, direta ou indiretamente e favores de clientes ou fornecedores para que se facilite um processo, compra ou vínculo sem o consentimento da Camacorp Visão Gráfica

• Desenvolver atividades externas que concorram com os negócios da Camacorp Visão Gráfica.

• É ESTRITAMENTE proibido utilizar equipamentos eletrônicos e/ou telefônicos em hipótese alguma    em horário de trabalho, para consultas, telefonemas, acessos às redes, aplicativos e etc. Sendo eles (celulares, tablets, notebooks e etc.), proibidos nas dependências da área fabril da Camacorp Visão Gráfica.

8 – Interpretação

Art. 8º – Compete ao Comitê de Ética, a interpretação deste Código, para efeitos de consultas, informações e emissão de relatórios sobre seu teor. Por intermédio do Comitê de Ética, serão canalizadas as consultas e comunicações a que se refere o presente documento. Desta forma, o Comitê em referência, será o responsável por receber a comunicação de descumprimentos e de dar as instruções que sua aplicação requeira.

Parágrafo Único – Para as pessoas que zelarem pelo cumprimento deste Código de Conduta, através do oferecimento de denúncia, será garantido o sigilo absoluto de sua identificação.

Comitê de Ética

– Diretoria,

– Recursos Humanos,

– Gerência.

9 – Medidas Disciplinares Quanto ao Não Cumprimento do Código de Conduta

Aos empregados transgressores das normas deste Regulamento, aplicam-se as seguintes penalidades:

a) – Advertência Verbal;

b) – Advertência Escrita;

c) – Suspensão;

d) – Demissão.

1º. A advertência é o aviso ao infrator, no sentido de lhe dar conhecimento do ilícito que praticou, informando-lhe das consequências que poderão advir, em caso de reincidência.

2º. A suspensão normalmente ocorrerá depois da aplicação de uma ou mais advertências, nada impedindo que possa ser aplicada, de imediato, diante de uma falta mais grave.

Parceiros:

  1. – Exclusão do parceiro/fornecedor da Camacorp Visão Gráfica;
  2. – Ajuizamento das medidas judiciais cabíveis.

OBS: As penalidades serão aplicadas, segundo a gravidade da infração, pelo superior imediato do transgressor, acompanhado com o responsável do Departamento de Recursos Humanos, nos termos da legislação em vigor.

10 – Entrada em Vigor

Art. 9º – O presente Código de Conduta entrará em vigor a partir da data de sua aprovação pela Diretoria da Camacorp Visão Gráfica, devendo ser comunicado individualmente a todos os colaboradores da Camacorp Visão Gráfica.

OBS: Datação vide contracapa.

Parágrafo Único – A Camacorp Visão Gráfica dará conhecimento do conteúdo do presente código, às empresas prestadoras de serviço.

11 – Referências

– Convenção Coletiva de trabalho,

– Proto Consultoria Empresarial, http://www.protoconsultoria.com.br,

– ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;

– Manual de Integração dos Funcionário Camacorp Visão Gráfica.

– Regulamento Interno Camacorp Visão Gráfica,

– Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF – Camacorp Visão Gráfica

Caderno Personalizado