• 11 5565 0001
  • contato@visaografica.com.br
  • Seg - Sex: 8:00 - 18:00

O que é Moleskine

As origens do produto remontam à história dos cadernos usados nos séculos XIX e XX (década de 1900). Neste momento em Paris, os pequenos cadernos pretos feitos à mão por diferentes encadernadores de livros eram muito comuns, e eram vendidos a lojas locais como um produto genérico. Eles eram o tipo de caderno usado por Oscar Wilde, Vincent van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway e Henri Matisse. O famoso era o tipo de produto, não a marca do produto.

Esses cadernos tinham um estereótipo específico que foi baseado na Moleskine anos depois para projetar o seu próprio. Um pequeno caderno preto retangular com cantos arredondados, um elástico para mantê-lo fechado e um bolso interno. Eles são conhecidos pela alta qualidade de papel e encadernação, além de possuírem um formato prático que pode ser facilmente guardado em bolsas, mochilas, gavetas e ser carregado com você por todos os lugares. Os moleskines servem para anotações, rascunhos, rabiscar idéias, desenhar, pintar, enfim, o que a sua mão criativa quiser fazer.

Foi o escritor de viagens inglês Bruce Chatwin  (1940-1989) quem popularizou esse tipo de caderno. Foi Chatwin quem, em seu livro The Songlines, batizou o produto como “Moleskine”, evidenciando sua tristeza quando o depósito que os fornecia lhe informava que não seriam mais fabricados. Diz-se que ele deu o nome de “Moleskine” por causa da semelhança visual que tinha com a textura da pele de uma toupeira (mole = mole e pele = pele). Originalmente Moleskin e depois Moleskine.

Essa nostalgia por um tipo de produto mítico, símbolo de grandes artistas, foi o que deu origem ao livro como o conhecemos hoje. A Mode & Mode, uma pequena empresa sediada em Milão, reproduziu em 1997 o mesmo produto agora com a marca registrada Moleskine. Seu grande sucesso fez com que a empresa vendesse em 2006 para a SGCapital Europe (Syntegra Capital) para impulsionar sua expansão global.

Há algo de simbólico em saber que um caderno como o que temos foi usado por alguns gênios da história. É um sentimento que gostamos e pelo qual estamos dispostos a pagar (validando o princípio de que nem todo mundo quer comprar barato). É como se só escrever nela desperta a criatividade.

Esse é o verdadeiro valor das marcas. Não é em si o custo do papel encadernado, é o imaginário que representa. É a história por trás do produto, não do produto. Nós somos contadores de histórias. Não é em vão o nome do seu blog Moleskinerie: Legends and Stories .

Aproveitando esta história é que a marca foi construída e fortalecida em todo o mundo. Como eles definem-lo : “Moleskine nasceu como uma marca registrada em 1997, reproduzindo o caderno lendário usado por artistas e intelectuais dos dois últimos séculos, de Vincent van Gogh de Pablo Picasso, Ernest Hemingway e através de Bruce Chatwin” . Esses personagens não usaram a marca, mas a marca se apropriou dos personagens.

Um bom exemplo para entender o que realmente é o negócio . O negócio da Moleskine não é vender notebooks, é o que eles vivem. O negócio da Moleskine é oferecer veículos para contar histórias, sejam elas quais forem. Uma definição estratégica muito mais poderosa, clara e duradoura.

Moleskine foi aproveitado em uma grande história que as pessoas queriam ouvir uma e outra vez. Histórias de pintores, escritores e gênios que nos inspiram. A Moleskine não inventou o famoso caderno, encarregou Moleskine de ampliar sua personalidade, tornando-a mística e desejável para aqueles que querem se refletir. Embora existam várias marcas que vendem produtos similares, existe apenas uma Moleskine.

Carregá-lo em seu bolso para escrever ideias, riscar uma linha ou desenhar um esboço é o que a Moleskine representa para seus milhares de fãs em todo o mundo. Esse é o verdadeiro poder das marcas, o valor que as pessoas atribuem a elas, não o que sua propaganda diz. Uma marca amada e valorizada é um diferencial que dificilmente um concorrente pode superar, por mais descontos que oferece.

 

VISÃO GRÁFICA

RUA AMORIM,122 

VILA SANTA CATARINA

SÃO PAULO -SP

TEL.:11 5565 0001

INFORMAÇÕES

  • A Empresa
  • Missão
  • Contato
  • Portifolio
  • Certificações
  • Trabalhe Conosco
  • Seja Fornecedor
  • Blog
O que é Moleskine 4
O que é Moleskine 5
O que é Moleskine 6